Vigilância Epidemiológica destaca importância da vacina para gestores da rede de educação de Mauá

Por Portal Opinião Pública 21/03/2024 - 09:22 hs
Foto: PMM / Divulgação
Vigilância Epidemiológica destaca importância da vacina para gestores da rede de educação de Mauá
Objetivo da iniciativa é melhorar a cobertura vacinal para proteger as crianças de todo o município

O objetivo é melhorar a cobertura vacinal para proteger as crianças do município 

Uma palestra sobre a importância da vacinação nas crianças foi o objetivo do encontro entre. A atividade desta sexta-feira (15/03) foi na Escola Municipal Terezinha Leardini Branco, no Jardim Zaíra, mas outras reuniões já ocorreram nos dias 6, 7 e 14 de março, nos períodos da manhã e tarde, abrangendo todas as 44 escolas municipais.

O responsável pela Divisão de Imunização, enfermeiro Rodrigo Antunes, explicou sobre o trabalho do Comitê de Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), que tem como um dos objetivos melhorar o desempenho da cobertura vacinal no município. Integrando diversos setores da administração municipal, o Comitê traça estratégias de informação e imunização, como forma de garantir que a população receba informações corretas e entenda a importância da vacinação.

Antunes explicou ainda sobre a baixa cobertura vacinal na cidade e abordou as ações que estão sendo implementadas para imunizar o máximo de crianças possível. Entre elas, a integração da escola com a unidade de saúde. “Em qualquer atividade com as crianças ou reunião com os pais o tema de vacina é importante para que seja abordado. Várias informações sobre imunização precisam ser elucidadas, como o fato de que a vacina contra a poliomielite passará a ser somente injetável e é importante para que a doença não retorne ao Brasil, como aconteceu com o sarampo, por exemplo”, disse Antunes.

A faixa etária das crianças atendidas nas escolas municipais é a que concentra o maior número de vacinas indicadas, como contra a paralisia infantil, tuberculose, coqueluche, hepatite e outras. No entanto, a rede de saúde fornece vacinas de interesse de adultos também, como tétano, gripe e Covid. Além disso, foi apresentado o novo comprovante vacinal da rede de saúde de Mauá.

Tal ação do Comitê faz parte da orientação do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI). Segundo documento divulgado pelo Ministério, a Estratégia de Vacinação nas Escolas em 2024 terá uma ação articulada entre a saúde e educação, no período de 18 de março a 19 de abril, na perspectiva da melhoria da cobertura vacinal, redução das doenças preveníveis por meio de imunização e fortalecimento do microplanejamento e especificidades do poder local. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Programa Estadual de Imunização (PEI) e da Atenção Básica (AB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), fará a divulgação da estratégia de vacinação nas escolas.